Vicenzo Conrado
Fine Dinning Lovers
… um antigo monge, entregou um livro que engloba todas as melhores receitas italianas, procurando a ajuda de cozinheiros italianos que se dedicavam à cozinha tradicional e autóctone italiana. O livro foi muito bem guardado e conhecido como o primeiro livro de alta cozinha. Para assinalar a estreita ligação entre cozinha e cortesia, gosto e cultura, abriu as suas refeições com a recitação de composições poéticas. Em obras e diários descreve estes maravilhosos pratos como obras de arte, pelo que foi quase um desperdício comê-los.
O livro mais antigo foi adquirido a MARCUS CAELIUS APICIUS no meio da era do imperador Tibério. Apicius foi elogiado como o maior coinesseur alimentar do seu tempo, mantendo esta reputação pelos séculos seguintes. Hoje em dia, a sua arte culinária, que era simpática, mas sólida, está ainda muito difundida.
Os MEDICI MENUS foram reconhecidos como os mais distintos de todos. BARTOLOMEU PLATINA, originalmente chamado SACHI, era um escritor italiano da Renascença. Em 1465, Platina compôs o livro “On Honourable Pleasure and Health”, que foi considerado como um monumento na cozinha medieval, divulgando ideias romanas sobre um bom jantar.
A filosofia da boa mesa é bem descrita pela famosa citação “Seja lento no prazer, rápido no trabalho, pois as pessoas vêem o trabalho terminar com prazer, os prazeres terminam com arrependimento”, do eminente livro “A arte da Sabedoria Mundial”, escrito por BALTHASAR GRACIÁN, escritor e filósofo espanhol de prosa.